O ano de 2021 foi muito triste e complicado no Brasil e no Mundo. No Brasil os indicadores sociais são preocupantes com aumento da pobreza, de moradores de rua, desemprego, etc. Para complicar o cenário a triste pandemia do Covid-19.
Os desafios para 2022 são enormes. Recuperar o tempo perdido na educação e estancar a evasão escolar é uma prioridade. Interromper o processo de destruição do Sistema de Ciência e Tecnologia é essencial. A preservação da natureza não pode ficar no papel com o risco de desaparecimento de seres vivos em nosso planeta. A extinção da desigualdade social é uma meta a ser alcançada, mesmo que seja a longo prazo, exige o esforço e a ação de toda a sociedade.
O Movimento 2022-2030 o Brasil e o Mundo que queremos, uma parceria da União Planetária com a Universidade de Brasília durante 2021, promoveu inúmeros debates analisando várias dimensões e sobretudo as metas do Desenvolvimento Sustentável, focando no diagnóstico e propondo soluções. O programa de Entrevistas do Movimento procurou aprofundar a análise dos problemas de forma interdisciplinar, abordando temas de seus Grupos de Trabalho. A temática dos Direitos Humanos, sobretudo no campo do racismo estrutural foram abordadas, como também na proteção e direitos dos povos indígenas.
O Movimento convoca todos seus membros e entidades parceiras para em 2022 se empenharem para avançarmos nas conquistas de ações e valores para termos, um Brasil e um Mundo melhor e mais justo.
Feliz 2022 a todos e todas.
Isaac Roitman
Image by Sasin Tipchai from Pixabay