A revolução digital: de Leibniz ao computador

Sérgio Mascarenhas de Oliveira*

Gottfried Leibniz filósofo e gênio multidisciplinar, além de ter inventado o cálculo integral  300 anos atrás propôs o uso de números binários: apenas com zero (0) e um (1 ) podendo especificar qualquer número e além disso permitir  cálculos e operações matemáticas com eles. Como nos circuitos eletrônicos essa notação binaria corresponde a um simples chaveamento liga/desliga, foi tremendamente fácil lidar com números nos computadores eletrônicos. Com binários e leitores óticos, identificação de objetos e pessoas,imagens digitalizadas levou ao mundo digital de hoje. A eletrônica digital levou assim à Revolução Digital do século atual.

 

\"\"

 

Assim como a domesticação de plantas levou à revolução agrícola que fixou o homem na terra, deixando de ser mero caçador-coletor nômade ou como a revolução da máquina a vapor levou à revolução Industrial que consolidou os grandes centros urbanos conjuntamente com petróleo e eletricidade a revolução digital criou a Rede Mundial de  Computadores a Internet levando à globalização mundial total! Uma revolução paralela da Astronáutica combinada com a Digital e dela dependente levou ao extraordinário sistema de GPS (global positioning system) todos usando código binário pioneiramente proposto por Leibniz a 300 anos! Claro que sem as ondas eletromagnéticas introduzidas por gênios como Faraday, Maxwell, Hertz, Marconi no século XIX isso não seria possível. Foi também fundamental a criação de novos materiais pela química e suas aplicações na biologia medicina, agroindústria.

Conclusão: essa construção das Tecnologias do Desenvolvimento Humano depende de conceitos das Ciências Básicas como matemática, física , química, biologia e de sua interação transdisciplinar induzidas pela criatividade humana cujo nome atual é INOVAÇÃO . Cenário esse que mostra que países que não incentivam Ciência, Tecnologia e Inovação pela Educação serão implacavelmente colonizados pelos países avançados e serão meros produtores de “commodities” e mão de obra barata. Isso foi dito pelo grande físico Abdus Salam, Prêmio Nobel, com quem trabalhei por 12 anos no Instituto Internacional de Física na Itália como Diretor da Física Médica Biofísica Molecular.

Importante lição para o Brasil de hoje e suas crises: a solução está numa cultura de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) criada pela educação da nossa população. Fomos capazes de criar inovação no Futebol e Carnaval precisamos urgentemente de políticas de Estado a médio e longo prazos e não de políticas de governos transitórios  para implantarmos a necessária cultura da CTI!


*Coordenador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo / São Carlos, Presidente de Honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, membro da Academia Brasileira de Ciências e membro do Conselho Consultivo do Movimento 2022: O Brasil que queremos.

Recommended Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *