Saúde pública e seus gargalos são discutidos no 2022

A saúde pública no Brasil é um problema que mais afeta a vida dos brasileiros. O país é um dos países em desenvolvimento que menos investe na saúde, de acordo com pesquisas. Mas, mesmo assim, ainda é o único país do mundo com um Sistema universal, público e gratuito de saúde que atende mais de 100 milhões de pessoas por ano  

Depois de entrevistar o médico e coordenador do Grupo de Estudo de Saúde do Movimento 2022, o Brasil que queremos, o programa decidiu aprofundar o diálogo sobre saúde pública em um painel de 45 minutos, veiculado em julho pela TV SUPREN, no canal 2 da NET, em Brasília. Na pauta, os convidados discutem os principais entraves nessa pasta, que vão desde problemas estruturais e financeiros, à má gestão de recursos e falta de oportunidades para capacitação de novos profissionais. Eles também falam dos avanços e desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) e apontam as principais prioridades para melhorar o atendimento à saúde no Brasil.

Para tratar desses assuntos foram convidados o médico Geniberto Paiva Campos, o consultor da UnA-SUS/Fiocruz, Marcos José Mandelli, e a médica e membro do Observatório da Saúde no Distrito Federal, Hellem de Freitas.

“A melhoria do estado geral de saúde, ele não depende de um setor específico. Ele não depende exclusivamente da saúde. Ele depende da implantação de uma série de políticas e ações de natureza pública que tragam impactos para a redução daquilo que determina o problema de saúde”, defende Marcos José Mandelli. 

O programa completo, você assiste aqui.

 

 

Recommended Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *