[vc_row][vc_column width=\”1/4\”][vc_column_text css=\”.vc_custom_1512152576607{margin-right: 10% !important;margin-left: 10% !important;}\”]

Temas

Ciência e Tecnologia

Construção Geográfica do Espaço

Ecologia e Sustentabilidade

Educação

Ética

Meios de Comunicação

Política

Relações Internacionais

Saúde

Social/Econômico[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=\”3/4\”][vc_column_text css=\”.vc_custom_1510879542106{margin-right: 10% !important;margin-left: 10% !important;}\”]

Perguntas Iniciais

1. Quais medidas cabíveis para tornar a escola um espaço possibilitador da criação e do desenvolvimento de pensamento crítico e do compromisso capazes não só de questionar os valores e comportamentos vigentes, como também de criar condições para que emerjam e se formem valores e ações mais equitativos, justos, éticos e capazes de promover atitudes fundamentadas na igualdade e na solidariedade?

2. Como ampliar a experiência de aprendizagem para ir além do estritamente local, cotidiano e escolar, para o comunitário, nacional, internacional e planetário? Como promover práticas pedagógicas que favoreçam uma visão sistêmica que amplie a experiência de aprendizagem para uma responsabilidade social que vise a melhoria da realidade em todos os seus âmbitos?

3. Qual o paradigma educacional mais adequado para abordar a sustentabilidade, desenvolvendo processos permanentes de auto-eco-organização, entre as necessidades pessoais, as necessidades dos semelhantes, as necessidades do contexto social e as exigências da vida no planeta?

4. Como reencantar a educação, fazendo da escola um local atrativo, no sentido de diminuir a evasão escolar? Como proporcionar um espaço educacional com condições que tornem possíveis os processos de aprendizagem baseados em motivações intrínsecas associadas a experiências prazerosas, alegres e satisfatórias?

5. Como estabelecer políticas públicas voltadas para a valorização da docência, com programas de desenvolvimento continuado para professores? Como implementar planos de treinamento e desenvolvimento com os docentes baseados em novas práticas pedagógicas voltadas a mudança do sistema educacional reduzido a um simples processo de armazenamento de informação, para um sistema de processos humanizados e voltados para as dimensões criativas, perceptivas e valorativas do corpo, mente e espírito do aprendente?

6. Como estabelecer uma pedagogia das virtudes e fomentar a criação de um modelo civilizatório virtuoso?

7. Como atuar para que uma educação de qualidade chegue a todos os brasileiros ? Deverá ser apoiada a federalização da educação de base, deslocando a responsabilidade dos municípios para o governo federal ?

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]