Abruem passa a fazer parte do Movimento 2022

Associação representa 43 universidades estaduais e municipais. Ela atua diretamente em 22 estados brasileiros  

A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) é a mais nova parceira do Movimento 2022: O Brasil que Queremos, projeto criado em 2015, pela Universidade de Brasília (UnB) e a ONG União Planetária, com o objetivo de sugerir e sinalizar caminhos possíveis para a construção de um país melhor, até o ano de 2022, quando o país estará comemorando seu segundo bicentenário da independência.

Para o presidente da Comissão Geral do Movimento 2022, Isaac Roitman, \”ter como parceira uma instituição como a Abruem  reforça a meta do 2022 de atuar nacionalmente ampliando o número de universidades parceiras de 67 para 110\”.

Além da Abruem e Andifes, instituições do cenário nacional, como o Movimento Todos pela EducaçãoFundação Oswaldo Cruz e Embrapa também são parceiras. No âmbito distrital, o projeto fechou parcerias como o Instituto Federal de Brasília (IFB), Centro Universitário do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Universidade Católica de Brasília (UCB) e Ordem dos Advogados do Distrito Federal.

Atuação e agenda para 2018

Como o Movimento 2022 atua na perspectiva de encontrar soluções para os problemas do Brasil, foram constituídos 10 Grupos de Estudo (GEs) temáticos, que tratam de questões nacionais amplas, como saúde, educação, política, ciência e tecnologia, meios de comunicação, construção geográfica do espaço, economia, ética, e ecologia e sustentabilidade.

Para este ano, o Movimento intensificou suas atividades de seminários, reuniões dos GEs e grupos de discussão. Segundo a Comissão Geral do projeto, está previsto um ciclo de seminários que contará com cinco eventos e cada encontro abordará um tema diferente visando à superação dos desafios do Brasil. Além disso, o grupo tem realizado, semanalmente, encontros dos seus GEs. Tanto as reuniões dos grupos quanto os seminários têm sido promovidos no Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo), na Universidade de Brasília. A agenda completa pode ser conferida neste site, na Aba Eventos.

Ainda sobre a programação do 2022 para este ano, está previsto um ciclo de audiências públicas na Comissão Senado do Futuro (SCF), que ocorrerão semanalmente ou quinzenalmente. (Veja mais informações na matéria sobre a parceria do 2022 com o Senado Federal).

Recommended Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *