“A Universidade ainda precisa se constituir como instituição educadora reafirmando o compromisso com a sociedade em que está inserida”, defende José Geraldo

Ex-reitor da UnB é um dos expoentes do projeto “O Direito achado na Rua”, do jurista Roberto Lyra Filho, que usou a metáfora para “pensar e sugerir uma nova concepção de Direito, que poderia emergir das ruas e dos espaços públicos”

O entrevistado do “2022, o Brasil que queremos desta última semana tem um vasto currículo. Ex-reitor da Universidade de Brasília, José Geraldo de Sousa Júnior, é doutor em Direito pela UnB e destacado pesquisador de temas relacionados aos direitos humanos e cidadania. Na esfera política, ele foi presidente do Departamento de Política do Ensino Superior, no Ministério da Educação, por exemplo. 

Na entrevista à TV SUPREN, José Geraldo, que é coordenador do Grupo de Estudo em “Ética” do Movimento 2022, conversa com o professor emérito da UnB, Isaac Roitman, sobre temas relacionados ao estudo da ética, trazendo também para reflexão o papel das instituições universitárias na transformação da sociedade. Para ele, \”a universidade ainda precisa se constituir como instituição educadora reafirmando o compromisso com a sociedade em que está inserida\”. 

O ex-reitor explora ainda a complexidade do espaço político atual, mostrando seus determinantes históricos e reafirma a legitimidade do sujeito de pensar seu cenário político e alterá-lo, através da razão, sob novos paradigmas. Ele aposta no papel político do ideal de Fraternidade e mostra que nele se encontra um caminho a ser valorizado nessa nova era global.

Assista aqui.

Recommended Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *