2022 discute meios de comunicação e sua influência na sociedade

De que forma a mídia influencia a sociedade atual e como ela pode contribuir para a formação de cidadãos participativos e críticos?  

Para falar sobre a importância dos meios de comunicação para os brasileiros, o apresentador Isaac Roitman convidou o professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), Luiz Martins da Silva, que apontou como principal desafio para consolidar uma nação independente a construção de uma sociedade “auto-reflexiva”. 

Silva defendeu ainda a atuação dos meios de comunicação nesse processo, lembrando que “os brasileiros não precisam estar fechados para outras propostas de imaginários, porém, podem adotar um comportamento mais crítico”. O programa foi veiculado na última terça-feira (10) pela TV SUPREN, no canal 2 da NET, em Brasília, e é a terceira entrevista da primeira temporada do 2022, o Brasil que queremos.

Na entrevista, Luiz Martins, que também é coordenador do Grupo de Estudo (GE) “Meios de Comunicação” do Movimento 2022, o Brasil que queremos, apontou alguns problemas sobre a realidade brasileira de concessões públicas para as operadoras de televisão e rádios. Um deles, segundo o entrevistado, situa-se no âmbito do Estado, que não fornece publicidade suficiente sobre o processo de renovação destas concessões e por esse motivo as emissoras não se sentem obrigadas a justificarem de maneira clara em que medidas os pilares da diversão, formação e educação são contemplados em suas programações. 

Ele fala ainda sobre o estudo inovador em torno da heloética, um neologismo cunhado para pensar a comunicação em conformidade a uma cidadania planetária em conjunto com o desenvolvimento sustentável, mostrando uma perspectiva além do antropocentrismo em direção ao Planeta como nação.

Confira a entrevista completa aqui. 

 

Recommended Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *