Grupo sobre Meios de Comunicação analisa atuação da imprensa brasileira

O primeiro encontro do Grupo de Estudo do 2022 sobre os Meios de Comunicação contou com a participação do jornalista e professor da Universidade de Brasília, Luiz Gonzaga Motta, um dos principais comunicadores do país. O encontro aconteceu no Memorial Darcy Ribeiro, conhecido também como Beijódromo, na UnB.

\"\"

Gonzaga Motta iniciou sua fala questionando o monopólio das comunicações e disse que “essa concentração excessiva que está nas mãos de poucas pessoas a gente só vê no Brasil”. Ele também disse que a mídia é o setor mais conservador da sociedade, ressaltando que o Código dos Meios de Comunicação, de 1962, é “ultrapassado pelos avanços tecnológicos”.

Além de trazer à tona discussões sobre o futuro das comunicações, o jornalista fez um panorama da atuação da imprensa, questionou o jornalismo sensacionalista e seus impactos para a sociedade. Ele também lembrou que “somos seres condicionados aos meios de comunicação. Vivemos numa sociedade mediada e midiática. Estamos condicionados por essa cultura hegemônica que é muito forte”.

Embora sejam muitos os desafios, Gonzaga Motta é otimista e acredita na quebra de paradigmas na indústria da comunicação.

Recommended Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *