Por um futuro ético no país é tema de painel do 2022

O programa foi ao ar no final de julho pela TV SUPREN, no canal 2 da NET, em Brasília

Dando continuidade à série de painéis do Movimento 2022, o Brasil que queremos, o apresentador Isaac Roitman trouxe nesta semana um programa intitulado “Por um futuro ético no país”, que discutiu a ética e sua influência na sociedade. Os convidados dessa edição são o padre José Ernanne Pinheiro, que é secretário-executivo do Centro Nacional de Fé e Política dom Helder Câmara (Cefep); a pastora Romi Márcia Bancke, secretária-geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC); e o ex-reitor da Universidade de Brasília, José Geraldo. 

 

Logo no início do programa, os participantes analisaram a atual conjuntura brasileira e discutiram as saídas para as crises que o país tem enfrentado atualmente. “Nós estamos vivendo um momento de crise. Não viria propriamente como negativo… crise ética e, talvez, crise da ética. Viria muito mais da perspectiva do que os chineses chamam ‘no problema está a solução’. Talvez a gente pudesse analisar como é que se coloca essa crise para, depois, vermos quais são as perspectivas de superação dessa crise no momento atual do Brasil”, diz padre José Ernanne Pinheiro, ressaltando, também, que a célere expansão urbana no Brasil nos últimos cinquenta anos e a modernidade podem ter “criado uma tensão entre uma ética popular e uma ética da velhice, criando, então, uma desigualdade muito grande que faz com que querer o bem seja profundamente condicionado”.  

Ao longo do painel, os convidados trouxeram ainda reflexões sobre o papel da ética em setores vinculados à educação, religião e à política. Eles também analisaram questões éticas associadas à mídia e sua responsabilidade social.

Assista a outros vídeos do 2022 no site do Movimento ou no canal da TV SUPREN no Youtube

 

Recommended Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *