\"UlissesRiedelÉ atribuído a Arquimedes a frase \”dê-me um ponto de apoio e moverei o mundo\”. O projeto da UnB “2022 – o Brasil que queremos” é o da tentativa da construção de uma plataforma, visando, com razão e sensibilidade, apoiar a edificação de um mundo melhor.

Em nossa sociedade materialista, individualista, consumista, voltada para o prazer, inexiste um suporte, uma plataforma supra partidária, supra religiosa, supra ideológica, comprometida com o bem estar coletivo, que ofereça as condições básicas para a transformação necessária e essencial.

O poder econômico está centrado insensivelmente na busca de lucros, os partidos políticos envolvidos na disputa do poder e na luta partidária, os governos estão assoberbados com os múltiplos problemas diários, as classes sociais direcionadas para as lutas coorporativas, as religiões, que por natureza estão comprometidas com o bem, não formam uma plataforma para uma atuação conjunta, eis que atuam isoladamente umas das outras. 

No dia em que o poder econômico perceber que é muito mais vantajoso existir em um mundo de justiça social, em que os partidos perceberem que precisam ser inteiros e não partidos, em que os governos direcionem suas energias principalmente para o humano, em que as classes sociais entenderem que um mundo justo precisa ser justo para todos, em que as religiões acordarem para a importância de estarem irmanadas, trabalhando juntas pela espiritualidade mundial, nesse dia todos os problemas serão de fácil solução.

Até que esse dia se torne realidade, é preciso que um grupo, mesmo pequeno, mas expressivo, una as suas forças em uma tarefa de mudar a mentalidade, de mudar os valores, saindo de uma perspectiva individualista, materialista, para outra humanista, espiritual, fundada na solidariedade humana. Não será preciso que mais da metade do mundo se transforme, para que o mundo seja transformado, mas é essencial que exista um núcleo forte, ousado, decidido, atuando inteligentemente pela construção de um mundo melhor.

Em boa hora a Universidade de Brasília – UnB, resolveu construir essa plataforma, constituindo a base para esse trabalho de gigantesca envergadura, assumindo a construção de núcleos de estudos, pesquisas, e atuação isenta, para aprofundar o conhecimento necessário para a edificação de um novo modelo civilizatório virtuoso, alicerçado na liberdade, na justiça, na fraternidade humana, buscando encontrar o equilíbrio perfeito da liberdade com a ética, da justiça com a generosidade e a compaixão, do desenvolvimento com a fraternidade ampla, inclusiva, efetiva, concreta, humana.

Aproveitando o ensejo de que daqui a 7 anos o Brasil estará comemorando o seu 2º Centenário de Independência, a UnB lança o projeto “2022 – o Brasil que queremos”. Nesses estudos, pesquisas e projetos, alicerçados em diálogos construtivos, teremos oportunidade de examinar com isenção e profundidade as medidas adequadas para a construção de uma Pátria livre, soberana, forte, saudável, que permita a vida de um povo feliz e honrado. Em todos os campos de atividades serão promovidos estudos e pesquisas. Para essa realização, além do espaço aberto para todos os que estiverem interessados, serão formulados convites para as pessoas e entidades mais sintonizadas com esses objetivos.

Certamente, esses estudos, pesquisas e a própria atuação precisa chegar ao conhecimento público e para isso o projeto prevê a produção de programas televisivos, para a internet, com a utilização da TV UnB e com a parceria da TV SUPREN, da União Planetária, como também serão produzidos vários modelos de publicações.

O projeto da UnB, com a parceria da União Planetária, está fadado ao sucesso, pois investe naquilo que há de mais essencial para uma sociedade: os estudos, as pesquisas e atuações, com conhecimento científico e visão humanista, para a construção de uma Pátria digna para o povo brasileiro  

Recommended Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *