MOVIMENTO 2022: CIÊNCIA PARA O PROGRESSO

O programa 2022: O Brasil que Queremos vai ao ar toda quinta-feira, às 22h, na TV SUPREN, canal 2 da NET em Brasília

Em março de 2020, o programa 2022: O Brasil que queremos contou com a presença de cinco convidados em três entrevistas: primeiro Wellington Lourenço de Almeida, professor do Instituto de Estudos Sócio-Econômicos (INESC); Sidarta Ribeiro, neurocientista; e  Igor dos Santos, Isadora Roitman e Henrique Nunes, jovens abordando o ensino brasileiro.

O professor Wellington Lourenço de Almeida falou sobre a formação desde a graduação em Jornalismo e o mestrado em Relações Internacionais na UnB, e o doutorado em Ciência Política pela USP, com atuação na área de Ciências Sociais com estudos especialmente sobre democracia. “Um tema que trabalhei, foi o tema mais da desigualdade. A minha perspectiva não é muito da economia, … a discussão foi voltada mais para a análise de poder político”, explicou. 

A entrevista com Sidarta Ribeiro começou com uma apresentação dos avanços do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, seguiu com uma excelente apresentação sobre o estudo do sono e abordou as dificuldades da pesquisa no Brasil. “Às vezes eu converso com as pessoas que não são cientistas que me falam ‘ah, eu entendo o seu lado’. Não é o nosso (cientistas) lado, é o seu lado: o seu celular, a sua televisão, o seu carro, todos os aplicativos que você utiliza, os alimentos que você consome, os remédios que você utiliza, tudo isso depende de ciência”, defendeu. 

Já a entrevista com Igor dos Santos, Isadora Roitman e Henrique Nunes foi o de painel, diferente do formato que o 2022 costuma abordar: eles são jovens entre 16 e 21 anos e a entrevista quis buscar a opinião dos jovens sobre a educação no Brasil. Eles lembraram de suas infâncias e experiências escolares diversas, apontando elementos básicos que precisam ser mudados. “O laboratório de química, o laboratório de biologia, estão sucateados. Você vai observar a alimentação da escola, você vai perceber que ela é, em grande medida, uma alimentação que se assemelha a uma ração para gado. Vai ser uma alimentação mal trabalhada, uma alimentação que não passa por um nutricionista”, denunciou Igor. 

Para assistir às entrevistas na íntegra, acesse o canal da TV SUPREN no YouTube: TVSuprenBrasília, ou na Aba “Videoteca”, deste site. Todo mês novas participações e novos temas são disponibilizados. Acompanhe-nos online e fique por dentro das novidades do programa 2022: O Brasil que Queremos.

Comentários (1)

Deixe um comentário