[vc_row][vc_column width=\”1/4\”][vc_column_text css=\”.vc_custom_1512152613440{margin-right: 10% !important;margin-left: 10% !important;}\”]

Temas

Ciência e Tecnologia

Construção Geográfica do Espaço

Ecologia e Sustentabilidade

Educação

Ética

Meios de Comunicação

Política

Relações Internacionais

Saúde

Social/Econômico[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=\”3/4\”][vc_column_text css=\”.vc_custom_1510879648959{margin-right: 10% !important;margin-left: 10% !important;}\”]

Perguntas Iniciais

1. Nas suas relações entre si os seres humanos seorientam para agir por meio de valores. Quais, na atualidade, no Brasil e no contexto em que o Brasil se situa, os valores que formam a subjetividade e a intersubjetividade que podem orientar a ação ética dos brasileiros e brasileiras?

2. Em sentido mais geral a Ética pode ser compreendidacomo uma condição de orientação para a conduta de sujeitos tornada objetiva pela mediação de instituições; mas o conteúdo do ato ético, é subjetivamente, de dimensão da moral, ainda que esta possa ser constituída pelas características do ambiente no qual a nossa subjetividade se forma (moral de classe, moral religiosa etc). Dada a nossa origem econômica, social, política e jurídica, fundada na experiência colonial – patrimonialista, patriarcal, racista, machista – de que modo os valores éticos se deslocam dessa origem hierárquica, de privilégios, para uma convivência democrática, apoiada em direitos?

3. Considerando a relação necessária entre meios e fins, dado que os valoressão a condição necessária que orientam a vida ética, quais devem ser as diretrizes dos meios que permitam a realização desses fins?

4. Numa comunidade ética, assentada em valores, de que modo devem se correlacionar as condições de desenvolvimento econômico, social, político e jurídico quando se trate de estabelecerdiretrizes para as estratégias de acumulação e de distribuição da riqueza solidariamente produzidas?

5. Numa comunidade ética qual o valor que se deve atribuir ao agir político?

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]