MOVIMENTO 2022: EDUCAÇÃO É VITÓRIA

O programa 2022: O Brasil que Queremos vai ao ar toda quinta-feira, às 22h, na TV SUPREN, canal 2 da NET em Brasília

Em outubro de 2019, o programa 2022: O Brasil que queremos contou com a presença de três convidados: João Cláudio Todorov, ex- reitor e professor emérito da Universidade de Brasília; Eda Coutinho Barbosa Machado de Souza, educadora e antiga reitora do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB); e Lúcia Helena Galvão Maya, professora de filosofia e voluntária na Nova Acrópole do Brasil.

O professor João Cláudio Todorov falou sobre a formação da área de psicologia na Universidade de Brasília, da área comportamental e de como ele deixou a ideia de trabalhar com psicologia organizacional para se dedicar à universidade. “Eu publiquei em 1987 um artigo chamado ‘A Constituição como Metacontingência’. Metacontingência é o produto agregado da contribuição de muita gente… e boa parte dela é uma proposta para o futuro: muito do que está na nossa Constituição, hoje, ainda não conseguimos realizar, mas é a proposta de como se deve mudar a sociedade ”, explicou. 

A entrevista com a professora Eda Coutinho começou com um breve resumo de sua formação, seguindo para uma conversa sobre a educação no Brasil e os desafios na área. “Nós criamos uma escola de ensino médio e outra de ensino fundamental, e vai indo muito bem. Estamos muito orgulhosos do programa que temos lá. Eu aprendi muita coisa no CIEM que eu copio lá no IESB e nessas escolas de ensino médio e ensino fundamental: são coisas atemporais. Você tem que fazer aquilo mesmo para ajudar o aluno”, defendeu. 

Já a entrevista com Lúcia Helena Galvão Maya, foi focada no estudo da filosofia na educação. Ela abordou sobre a linguagem simbólica da vida, sobre fazer uma ponte entre a compreensão filosófica e o paralelo necessário para usar os mitos como meio para entender melhor a vida. “Eu entrei na Nova Acrópole aos 24 anos, tenho 31 anos na instituição. De uma certa maneira, eu acho que eu já era filósofa, já tinha essa natureza, e a escola trouxe a tona da maneira que mais me interessava que era levar essas ideias para todos os cantos”, revelou. 

Para assistir às entrevistas na íntegra, acesse o canal da TV SUPREN no YouTube: TVSuprenBrasília, ou na Aba “Videoteca”, deste site. Todo mês novas participações e novos temas são disponibilizados. Acompanhe-nos online e fique por dentro das novidades do programa 2022: O Brasil que Queremos.

Deixe um comentário