Por Cristovam Buarque, professor emérito da Universidade de Brasília, para o Correio Braziliense em 15/12/2020

 

\’\’O problema da esquerda é que, prisioneira do presente eleitoral e de alianças corporativas, não tem ousadia de olhar para o futuro, nem de defender as ideias que ele exige\’\’

 

Em pleno século 21, nossa direita ainda não aceitou a Lei Áurea e a esquerda não percebeu a queda do Muro de Berlim. A primeira mantém a divisão do Brasil entre Casa Grande e Senzala, por isso, o capitalismo continua amarrado ao passado. A segunda conserva as mesmas ideias que vêm do socialismo dos séculos 19 e 20.

Não dá para ter ilusão no reacionarismo atávico da direita, que não vai se reciclar para o capitalismo moderno, dinâmico, inclusivo e sustentável. Difícil ter esperança na esquerda atual, porque não está sintonizada com a realidade de transformações que ocorrem no mundo. Uma está do lado dos donos, a outra, do lado dos trabalhadores agregados à Casa Grande, sem propostas transformadoras para o futuro.

A direita olha o presente, querendo manter privilégios para a minoria, a esquerda reivindica privilégios para trabalhadores e gestos solidários com o neoliberalismo social, como bolsas e cotas. A esquerda tem sensibilidade social, mas não tem proposta para um novo sistema econômico e social. Defende os sem-teto no presente, mas não tem estratégia para fechar a fábrica de sem-teto da estrutura social brasileira.

A direita sempre repudiou e a esquerda aposentou a palavra revolução, depois que suas ideias ficaram velhas e suas corporações conseguiram sentar à mesa da Casa Grande. Defende ampliação de universidades, mas não se empenha em erradicar o analfabetismo e garantir educação de base com qualidade igual para todos; defende os que estão no sistema de aposentadoria, não os que estão fora dele; os sindicalizados, não os excluídos; os sem-teto, não o fim da exclusão.

Com individualismo e egoísmo, a direita repudia o Estado quando ele tenta beneficiar os pobres, e a esquerda não percebe que, sem reformas, o Estado se esgota porque seu gigantismo o faz ineficiente, seu elitismo atende mais a interesses da própria máquina que da população; seus dirigentes se viciaram na corrupção. Nosso estatismo faz parte da Casa Grande. Não aceita que estatal não é sinônimo de público nem de popular.

A esquerda não vê que a mudança no perfil da pirâmide etária exige reforma da Previdência; nem que o avanço técnico exige reforma trabalhista. Entende que a globalização é invenção do capitalismo e não a marcha da civilização industrial. Não percebe que a política não se faz por partidos polarizados, mas por divergências e convergências. A esquerda não entende que inflação é roubo à população e que é preciso quebrar a tradição de governos conservadores de gastar mais do que se arrecada, jogando a conta para o povo.

Não percebe que a economia não é mais realizada apenas pelo capital, trabalho e recursos naturais, porque dois novos fatores são fundamentais: conhecimento, que se produz na educação, e confiança, que exige regras duráveis, especialmente com moeda estável. Deve reconhecer que consumidores e investidores devem tirar proveito do mercado, e não ignorá-lo. Ela ainda não quer entender que limites ecológicos ao crescimento exigem mais do que proteger o meio ambiente: requer substituição do PIB por novos indicadores de progresso.

A esquerda não pode mais representar apenas trabalhadores agregados à Casa Grande, e deve entender que luta de classes se faz na divisão de recursos públicos no orçamento de governos para revolucionar a estrutura social na direção da inclusão, sustentabilidade, eficiência. Ela deve sair do tempo de reivindicar para o de lutar pela distribuição de recursos públicos, enfrentando os que perdem privilégios, mordomias, vantagens e subsídios. Sobretudo, entender que, neste século, o vetor do progresso econômico e social é a educação. Por isso, deve radicalizar e defender que todas tenham a mesma qualidade, indicando como fazer isso, determinando prazo e custos e quem os pagaria. Essa seria a revolução possível e necessária hoje.

O problema da esquerda é que, prisioneira do presente eleitoral e de alianças corporativas, não tem ousadia de olhar para o futuro, nem de defender as ideias que ele exige. O problema político do Brasil não é só falta de sensibilidade da direita, ainda escravocrata, mas de compreensão da esquerda saudosista e corporativa. Ambas atrasadas: uma, 100 anos, a outra, 30; as duas olhando o mundo desde a Casa Grande, uma com olhares de senhores, a outra, dos agregados. As duas conservadoras.

 

 

Recommended Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *