2022: Pensamento e Direção

O programa vai ao ar toda quinta-feira, às 22h, na TV SUPREN, canal 2 da NET em Brasília

Em maio de 2019, o programa 2022: O Brasil que queremos contou com a presença de dois convidados: a doutoranda Leila Saraiva, assessora política do Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC); e o professor Wanderson Flor do Nascimento, do departamento de Filosofia da Universidade de Brasília.

Leila Saraiva contou um pouco sobre a sua formação, as circunstâncias que levaram a escolha por antropologia na UnB, também sobre a premiação de seu estudo sobre antropologia urbana (“Nem vítima, nem algoz: mulheres de bicicleta em Brasília”) e de seus estudos atuais. “A forma como as coisas se organizam não são inevitáveis, a criatividade humana e as possibilidades são infinitas, existem milhões de possibilidades de estar neste mundo”, defendeu. Ela também falou sobre a expansão dos campi da UnB e da mudança de significado nos ambientes onde os novos campi foram abertos.

O professor Wanderson Flor do Nascimento falou do interesse em filosofia desde antes do estudo acadêmico e da importância do exercício da filosofia na construção da consciência do mundo à volta. “Foi importante para mim, na formação pessoal mesmo, pensar como o pensamento de alguma maneira nos ajuda a nos conduzir pelo mundo. Sobretudo em tempos em que a gente tem visto ataques a filosofia, como se fosse uma espécie de diletantismo sem nenhum tipo de relevância social, me parece que é importante retomar esse lugar bonito e importante que a filosofia tem na nossa trajetória”, explicou. O professor argumentou que fontes de pensamento de culturas e etnias diversas são necessárias para desconstrução do racismo, por exemplo.
Para assistir às entrevistas na íntegra, acesse o canal da TV SUPREN no YouTube: TVSuprenBrasília, ou na Aba “Videoteca”, deste site. Todo mês novas participações e novos temas são disponibilizados. Acompanhe-nos online e fique por dentro das novidades do programa 2022: O Brasil que Queremos.

Deixe um comentário