2022: Educação, Pluralidade e Sensibilidade

O programa vai ao ar toda quinta-feira, às 22h, na TV SUPREN, canal 2 da NET em Brasília

\"\"

Em abril de 2019, o programa 2022: O Brasil que queremos contou com a presença de duas convidadas: a professora Maria de Lourdes Teodoro, mestre em Literatura e professora aposentada do Instituto de Artes (IdA) da UnB; e a professora Lia Zanotta Machado, do departamento de Antropologia da Universidade de Brasília.

A professora Maria de Lourdes Teodoro relatou seu processo educacional, desde sua alfabetização em Formosa, graduação na UnB, mestrado em Literatura Comparada, estudos na Sorbonne até o pós-doutorado em Harvard, abordando sua participação nos grupos de estudo Afro-Americanos, as dificuldades e oportunidades como autodidata em língua francesa, dentro da perspectiva de uma mulher negra na academia antes das cotas. “Eu acho que educar é transformar o modo de ver e que a arte permite educar a sensibilidade. E é porque se pode educar a sensibilidade, que a arte é fundamental desde a escolinha, do jardim, do maternal. É preciso que a criança tenha acesso ao belo porque isso educa a sensibilidade e, ao não educar a sensibilidade, você pode colher produtos, humanos, muito temerosos”, defendeu. Ela também falou sobre racismo no Brasil em perspectiva histórica de forma bastante objetiva.

 Já a professora Lia Zanotta Machado falou de como se tornou professora de Antropologia da UnB, ampliando seus estudos em Sociologia em uma visão mais específica, mais próxima aos indivíduos em si. “A ideia que nós temos de uma desigualdade conhecida, econômica, social, de concentração de renda muito grande, estava toda permeada por preconceitos, em que você ser pobre e negro e você ser pobre, mulher e negra, implicava fundamentalmente uma leitura hierarquizante e de desvalorização”, explicou. A professora também levantou que a pluralidade é necessária para o reconhecimento do outro como humano.

Para assistir às entrevistas na íntegra, acesse o canal da TV SUPREN no YouTube: TVSuprenBrasília, ou na Aba “Videoteca”, deste site. Todo mês novas participações e novos temas são disponibilizados.  Acompanhe-nos online e fique por dentro das novidades do programa 2022: O Brasil que Queremos.

 

Recommended Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *