2022: Compartilhando Conhecimento

O programa vai ao ar toda quinta-feira, às 22h, na TV SUPREN, canal 2 da NET em Brasília

 

Em junho de 2019, o programa 2022: O Brasil que queremos contou com a presença de dois convidados: o senador Cristovam Buarque, ex-governador do DF, professor emérito da UnB e ex-reitor da UnB; e o professor Leonardo Lazarte, coordenador do Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento, CDTC, da Universidade de Brasília.

O senador Cristovam Buarque falou sobre as suas maiores conquistas, na forma de leis de proteção aos professores e à educação básica. Ele também lembrou que a educação não resolve nenhum problema do Brasil sozinha, mas que nenhum dos problemas nacionais pode ser resolvido sem educação. “No Brasil, a direita diz ‘não! É a economia que tem que ficar boa para resolver a educação’. E a esquerda diz ‘não! É a revolução socialista que vai resolver a educação’. E nada é feito, a educação é deixada para depois.”, defendeu. Ele também falou sobre as principais prioridades para a educação básica e da federalização da educação.

O professor Leonardo Lazarte falou do desafio de compartilhar o conhecimento, especialmente na área de tecnologia. Ele explicou como a evolução do compartilhamento de dados científicos de apenas revistas especializadas para a internet melhora a criação do conhecimento. “Em primeiro lugar você pode verificar. Outras pessoas podem verificar se o artigo que está sendo publicado realmente decorre dos dados que foram observados.Então você tem uma validação pelos colegas, não só do texto do artigo e das suas conclusões, mas também do procedimento pelo qual se chegou a determinado resultado”, afirmou. O professor argumentou que as redes comunitárias de ensino e pesquisa, como a GigaCandanga, conectando as diversas instituições potencializa o compartilhamento de conhecimento.

 

Para assistir às entrevistas na íntegra, acesse o canal da TV SUPREN no YouTube: TVSuprenBrasília, ou na Aba “Videoteca”, deste site. Todo mês novas participações e novos temas são disponibilizados. Acompanhe-nos online e fique por dentro das novidades do programa 2022: O Brasil que Queremos.

Deixe um comentário